Vamos conhecer as Melhores Práticas em Gestão Empresarial

Um grande líder de negócios é alguém que pode motivar sua equipe e seguir as melhores práticas de gerenciamento de negócios para obter sucesso. Gerenciamento de negócios é o processo pelo qual uma empresa faz com que seus funcionários produzam os melhores resultados com o mínimo de esforço usando os recursos disponíveis para eles.

Baseado no trabalho de Patrick Lencioni , o autor de best-sellers de 10 livros de gestão de negócios, as oito práticas a seguir podem transformar as dificuldades de um negócio em um sistema simplificado no qual os funcionários são inspirados a produzir o melhor em seu trabalho.

  1. Envolva os Trabalhadores

Os trabalhadores alienados não se importam em realizar seus trabalhos. Tudo com o que se importam é obter um salário e promover seus próprios interesses. A primeira coisa que um gerente precisa fazer é descobrir como fazer com que seus funcionários se importem com a visão da empresa. Os trabalhadores engajados  não são apenas mais entusiastas e produtivos; eles também se tornam menos passivos, assumindo a responsabilidade por seu desempenho e atraindo novos talentos para a empresa.

  1. Esforço de Recompensa

Ninguém se esforça em seu trabalho para não ser reconhecido. Reconhecimento de esforço e realização é fundamental-  obrigado  por um trabalho bem feito – faz com que os funcionários se sintam valorizados. Parece um ponto óbvio, mas muitas vezes o treinamento em gestão de negócios ignora o impacto positivo da apreciação. Alguns gerentes podem até achar que ser muito “sensível” prejudica sua autoridade. Pelo contrário, a recompensa motiva as pessoas a obter mais e ajuda a construir a lealdade da empresa.

  1. Seja vulnerável

A vulnerabilidade é um tema recorrente na administração de negócios. Acredita-se que os gerentes precisam deixar de ser figuras anônimas na vida dos funcionários subalternos e que conhecer os funcionários é uma das melhores maneiras de a gerência envolver seus funcionários. Ele também vê a vulnerabilidade como crucial na dinâmica da equipe; sem ser capaz de falar abertamente e colocar suas idéias no lugar, é impossível para as equipes construir confiança.

  1. Mantenha-se comprometido

Quando os membros da equipe não confiam uns nos outros, dedicam muito tempo a evitar conflitos, em vez de expor suas opiniões reais e trabalhar para encontrar um senso comum. Um estado de ambiguidade perpétua segue, no qual metas e estratégias claras não emergem da discussão em grupo. Lencioni rotula essa  falta de compromisso com  a “terceira disfunção” da dinâmica de equipe. Isso pode levar a uma tomada de decisão deficiente e reprimir a produtividade. Manter-se comprometido com a iniciativa da equipe significa criar uma atmosfera em que o conflito é bem-vindo e não temido, isso porque perspectivas diferentes ajudam a moldar uma meta mais clara e real.

  1. Procure clareza

Um problema com muitas empresas é a falta de alinhamento entre os gerentes, que param de trabalhar para cumprir a visão da empresa ou nunca entenderam qual é a real visão da empresa. Lencioni ressalta que a necessidade da empresa de se concentrar no alinhamento dos princípios básicos, fazendo as seguintes  seis perguntas :

  • Por que nós existimos?
  • Como nos comportamos?
  • O que nós fazemos?
  • Como vamos conseguir?
  • O que é mais importante agora?
  • Quem deve fazer o que?

Sem líderes desenvolvendo e compartilhando um senso claro da visão da empresa, seus valores, seus objetivos estratégicos e sua delegação de responsabilidades, a melhor educação em gestão de negócios do mundo não importará, porque a empresa não terá propósito nem direção.

  1. Criar coesão cultural

Aqui, “cultura” não se refere a status socioeconômico ou etnia. Pelo contrário, significa um senso de valores compartilhados que, com o nível certo de engajamento, levará ao desenvolvimento de resultados produtivos e eficientes. É uma boa prática de gerenciamento de negócios fazer novas contratações com base em um alinhamento com os valores centrais da empresa e sua visão, porque os funcionários com valores compartilhados são bons membros de equipe. A diversidade de raça, gênero e status socioeconômico é algo positivo, porque aumenta a percepção coletiva. Mas a diversidade de valores pode levar à queda de uma empresa.

  1. Esforço da equipe de foco

Às vezes, os gerentes investem a maior parte de sua energia em garantir que a equipe saia com o pé direito, ficando atento a aumentar a solidariedade e despertar o surgimento de novas ideias. É essencial concentrar-se na dinâmica contínua da equipe para garantir que os membros não se distraiam com atividades individuais que os desviem do caminho certo. A reavaliação e o realinhamento consistentes dos objetivos da equipe são a maneira de alcançar os melhores resultados.

  1. Realizar reuniões regulares

Em uma visão geral em seu livro,  The Advantage , Lencioni tem a dizer sobre a importância das reuniões para o sucesso de uma empresa: “Nenhuma ação, atividade ou processo é mais importante para a criação de uma organização saudável do que a reunião”. Ele sugere que, para ser bem-sucedida, a gerência deve fazer o seguinte:

  • Crie reuniões separadas para   planejamento de negócios tático e estratégico.
  • Avalie uma agenda tática somente após a equipe ter revisado seu progresso em relação às metas.
  • Certifique-se de que há tempo suficiente alocado para o esclarecimento, debate e resolução de questões importantes.
  • Conheça trimestralmente fora do escritório para analisar o que está acontecendo no setor, na empresa e na equipe.

As reuniões proporcionam à organização um fórum regular sobre valores essenciais, permitindo que os membros realinhem os princípios e deem perspectiva sobre as práticas de negócios.

Para ter sucesso em um campo competitivo, como gerenciamento de negócios, você precisa permanecer fiel a si mesmo antes que possa esperar ter um impacto significativo na organização que representa. Em última análise, as melhores práticas são aquelas que se concentram no desenvolvimento de conexões autênticas entre você, os funcionários juniores e a empresa como um todo.