A busca das competências

Scott B. Parry em sua obra “The Quest for Competencies”, em 1996, definiu competência sendo “um agrupamento de conhecimento, habilidades e atitudes, que afetam parte considerável da atividade de alguém que se relaciona com o desempenho”. Isto dentro do mundo corporativo significa que não é suficiente ter um bom conhecimento técnico e não ter um perfil comportamental compatível com o bom desenvolvimento das atividades. Para merecer ser chamado de competente em uma determinada vaga, o candidato deve ser avaliado através da técnica CHA: conhecimento, habilidade e atitude.

Mas afinal, o que é conhecimento, habilidade e atitude?

O Conhecimento é o saber e tem a ver com o que e por que fazer do candidato(a).
É o que as pessoas aprendem em suas vidas acadêmicas e agregam em seus conhecimentos explícitos, métodos, processos, regras, teorias, conceitos, procedimentos, etc.

A Habilidade é maneira de fazer.
É tudo o que de fato é aprendido e utilizado, como a capacidade de aplicar técnicas, métodos e experiências.

A Atitude, por sua vez, tem a ver com a vontade de querer fazer.
As atitudes da pessoa precisam de foco para que os conhecimentos e habilidades entreguem resultados aos objetivos esperados, então aqui é avaliado no candidato o seu perfil humano, comportamentos, interesse, postura e modo de agir.

Várias Empresas já adotaram tal técnica no momento de avaliar novos colaboradores por ela ampliar o sentido de competência. Eu a escolhi também na hora de expandir o time da Smart Company e ao auxiliar donos de outras empresas. Conforme anos utilizando a técnica, desenvolvi um aprimoramento da ferramenta e nomeei de “Temperatura do CHA”.

Esta ferramenta foi adaptada para ser utilizada regularmente e não apenas na hora de contratar a pessoa, te dando a possibilidade de garantir que os colaboradores-chaves estejam alinhados com as suas expectativas. A Temperatura CHA te norteará sobre quais são as competências necessárias para cada função, bem como medir se essas competências estão sendo atendidas. A técnica foi desenvolvida com base em meu conhecimento e experiência de mais de 30 anos com Gestão Empresarial. Nela, há uma lista de competências com diversos exemplos de conhecimentos, habilidades e atitudes agrupados de forma organizada para que você possa usar como referência no momento que desenhar o perfil ideal de cada função, e se na sua empresa já existir o perfil, você pode utilizar a lista para conferir se falta algum item e procurar corrigi-lo no intuito de ter um time mais eficaz.

A temperatura do CHA é uma das ferramentas que desenvolvi para que você dono de Negócio possa melhorar a gestão de sua empresa, tornando-a mais autônoma e eficiente através da sua boa liderança. Venha conhecer o curso AG Expert: Auto Gestão Avançada e garanta o desenvolvimento de seu time através de seus conhecimentos!

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