Você já foi convidado para jogar dardos?

Pode ser que você nunca tenha jogado, mas ainda assim, intuitivamente você sabe o que deve fazer: Acertar o Alvo. Portanto no ramo empresarial, você deve encontrar o alvo do seu negócio.

Agora, imaginando que essa seja a sua primeira vez, como fará isso? É provável que você não se saia muito bem nas primeiras tentativas e pode ser também que você não saia bem mesmo depois de anos tentando. Mas serão nessas tentativas que você começará a perceber formas de melhorar o seu desempenho! Seja colocando mais ou menos força no lançamento, ponderando o modelo e peso de cada dardo, a distância que você está do alvo, e até a posição do seu braço e mão no momento de lançá-lo…

E pode ser que entre tentativas e erros, você descubra os meios corretos para atingir o seu objetivo: Acertar o Alvo, e para isso você precisa encontra o alvo do seu negócio.

O que tudo isso tem a ver com gestão?

Se pararmos para pensar, o mundo dos negócios funciona exatamente como um jogo de dardos. Você deve encontrar o alvo do seu negócio, desejando atingir os seus objetivos, toma uma série de decisões e executa uma série de ações, imaginando que estas contribuirão para o alcance destes objetivos.

Mas isso vai além. E se você não tivesse um alvo para acertar? Não ter um alvo, significa que qualquer lugar que você mire, servirá. Não ter um alvo no seu negócio significa não ter objetivo. E pode ser que você dê a sorte de mirar em algo bom, ou pode ser que você acerte algo muito, mas muito ruim.

É muito comum vermos empresários “atirando para todo lado”. E mais comum ainda vermos empresários que sabem qual é o seu alvo, porém não se preparam para acertá-lo.

Conduzir um negócio tem a ver com saber onde se quer chegar, ou seja, definir metas e objetivos, e a partir destas planejar quais serão suas ações para chegar lá.

 

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Então, afinal, qual é o alvo do seu negócio?

Conhecer o sentido real de definir um objetivo para sua empresa, como você faz isso e o porquê é algo tão importante que todos os empresários precisam se preocupar.

Muitos empresários têm uma visão distorcida do que é um objetivo e de como ir em direção a ele diariamente.

Você que é empresário e tem uma empresa pequena, média ou grande, precisa ter um objetivo que englobe toda a empresa. Porque se você não tiver um alvo para acertar, isso significa que qualquer lugar que você mire, vai servir. Pode ser que você mire em algo bom ou pode ser que atire para o alto e caia na sua cabeça. 

E ainda tem empresários que sabem qual é o seu alvo, mas não se preparam para poder acertar no menor tempo possível com maior qualidade.

Para conduzir um negócio independente do seu tamanho, é necessário saber onde se quer chegar, ou seja, definir metas e objetivos, e a partir disso planejar quais serão suas ações para chegar lá e então medir para saber se está próximo de alcançar.

Agora que você sabe o que é um objetivo, você precisa saber como criar um… E não existe uma fórmula mágica para isso, mas existem algumas dicas que podem te direcionar!

A primeira dica é que sua empresa precisa ter uma missão, ou seja, uma justificativa do porquê ela existe e trabalha duro todos os dias.

Se sua empresa já tem essa informação, isso é ótimo. Caso não tenha, o seu ponto de partida será criar a missão, valores e visão de sua empresa.

O próximo passo é ter em mente que o seu objetivo que precisa estar coerente com a missão. Por exemplo: A missão da Disney é fazer as pessoas felizes, criando um mundo onde todos possam se sentir crianças. Então todos os objetivos da Disney precisam contribuir para que essa missão se torne realidade todos os dias.

Sabendo o que é um objetivo e também como criá-lo, falta você aprender como trabalhar em torno dele.

Para isso, duas coisas precisam acontecer:

Você precisa se tornar um líder

Definido o seu objetivo, uma série de ações precisarão ser realizadas. E não será você a realizar todas elas. Pelo contrário! Você como empresário precisa ter a habilidade de conduzir sua equipe de forma positiva para que realizem as ações necessárias, com foco no atingimento deste objetivo.

Você precisa ter as pessoas certas.

É preciso ter ao seu lado pessoas preparadas para realizar essas ações. Mas ter pessoas que sabem agir não é o suficiente. É preciso que elas queiram agir. Ou seja, as pessoas só apoiarão a sua causa se entenderem que ela gera o bem comum a todos os envolvidos. É por isso que é importante trazer para o time as pessoas certas, ou seja, aquelas que estão dispostas a se sacrificar em troca do seu sucesso próprio e o da empresa, e mantê-las motivadas, incentivando que cresçam e se desenvolvam cada vez mais.

 

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