A gestão financeira é algo que sempre assombra as empresas. A maioria dos empreendedores não nasceram empresários. Pelo contrário, são pessoas que fazem muito bem suas atividades, e que perceberam que poderiam fazer deste diferencial um negócio próprio. Mas muitas vezes elas não estão preparadas para assumir a Gestão deste negócio.
Falando dos números da empresa, lidar com eles é o pesadelo da maioria dos empreendedores! É por isso que muitas vezes a “missão” de fazer gestão financeira é deixada de lado (ou porque não sabem nem por onde começar, ou porque ao tentar lidar com uma infinidade de números, é tanta informação, vinda de tudo quanto é lado (receitas, despesas, custos, contas a receber, a pagar, funcionários, dívidas…) que não fazem ideia do que é importante analisar.
E chegamos ao seguinte ponto: não tem por onde correr! Precisamos cuidar dos números do negócio, porque é só através deles que conseguimos medir o seu desempenho!
Então para começar, deixo aqui 10 pequenos passos, que não nos tornarão Gestores Financeiros, mas nos farão criar proximidade com os números nosso negócio, e aceitar de uma vez por todas a sua importância.
Fazendo da Gestão Financeira sua amiga:
1. Trate com Respeito os números do seu negócio
Cada Venda, Compra, Receita ou Despesa geram números que nada mais são do que reflexos das decisões que tomamos todos os dias na nossa empresa (Preços praticados, Fornecedores escolhidos, Condições de Recebimento e Pagamento…). É por isso que eles merecem todo o nosso respeito! Todos os números devem ser registrados, tornando-se confiáveis e disponíveis para que possamos acertar cada vez mais nas próximas decisões.
2. Acostume-se a olhar de forma macro
Conforme o tempo for passando, e com o crescimento do seu negócio, a tendência é que o volume de informações aumente. Então desde já se acostume a olhar para os números primeiramente de forma macro, ou seja, por grupos de receitas, custos e despesas. Isso lhe poupará tempo no momento de realizar análises (como por exemplo avaliar o aumento de receitas de um ano para o outro ou comparar as despesas comerciais e/ou financeiras deste mês com as do anterior).
3. Cuidado com o preciosismo na hora de fazer sua gestão financeira
Você sendo empreendedor certamente terá muitas outras tarefas que precisará conciliar com a gestão financeira da sua empresa. Então, fique atento para não utilizar mau o seu tempo, por exemplo buscando entender pequenas diferenças nas contas do seu negócio (“o saldo bancário não bate em centavos”). É claro que quanto mais precisas forem as informações, mais segurança você terá para conduzir o seu negócio, porém quem sabe esses pequenos detalhes não possam ser delegados a um funcionário? Ou talvez até feitos por você, porém ao término de atividades mais importantes.
4. Tenha uma previsão de orçamento na gestão financeira
Se você está começando um negócio, nem sempre é fácil realizar um orçamento, mas é muito importante, independente do momento da sua empresa, traçar este planejamento, pensando em previsões de receitas e gastos de forma a garantir que você saiba o que esperar nos próximos meses, e antecipando de que forma pretende usar os seus recursos. Você reduzirá as chances de gastos desnecessários. Um orçamento também tornará mais fácil para você contabilizar seus gastos.
5. Pague suas contas em tempo hábil
Crie o hábito de pagar todas as contas em dia. É uma maneira segura de promover relacionamentos valiosos com seus fornecedores. E além disso, ninguém gosta do incômodo de encargos adicionais de atraso no pagamento. Enquanto isso, esforce-se para ter um crédito comercial forte. Você não quer ter dificuldade em obter financiamento ao tentar expandir seus negócios.
6. Mantenha separadas as finanças pessoais
A tentação de usar suas finanças pessoais para o negócio e vice-versa costuma ser alta quando o empreendimento ainda é jovem. Misturar essas informações pode prejudicar sua capacidade de rastrear seus fluxos de receitas e gastos com eficácia e entender qual é a real situação do seu negócio. Ao começar, obtenha um cartão de crédito separado para sua empresa e abra uma conta diferente. Você estará em melhor posição para avaliar o status da empresa.
7. Monitore os gastos
Você sabe quanto dinheiro a empresa gasta por dia, semana ou mês? Sem monitorar os gastos, você corre o risco de gastar demais ou apropriar de forma indevida seus recursos. Os proprietários de empresas que trabalham com várias contas devem monitorar os saldos de cada uma delas. Então, não ignore pequenas despesas. Eles podem se acumular rapidamente e criar contas enormes desnecessárias.
8. Tenha uma reserva de dinheiro
Não gaste tudo, principalmente quando seu negócio está passando por uma boa fase. Dias chuvosos vêm ao longo do caminho e você precisa estar bem preparado. Portanto, uma conta de poupança empresarial com reservas de caixa é um ótimo lugar para começar.
9. Contrate especialistas em gestão financeira
Ter um time capacitado para lhe prover as informações necessárias e realizar análises consistentes faz total diferença na hora de gerir as finanças do seu negócio. Dessa forma você estará amparado para tomar as melhores decisões de forma preventiva, antecipada. E ainda que você possua softwares para controlar as informações, sem as pessoas certas para alimentá-lo, de nada adiantará. Ou ainda, por mais que você possua uma contabilidade que registre todos os seus gastos, somente quem está dentro do negócio e o conhece de forma profunda é capaz de descriminar as receitas e gastos de forma a prover de forma a assertiva os meios de alocá-los.
10. Resolva os problemas quando eles surgem
É sempre muito estressante enfrentar os problemas financeiros de um negócio, mas é importante buscar resolvê-los antes que se tornem muito difíceis de lidar. E se vendo nesta situação, porém não sabendo como lidar com os problemas, procure aconselhamento profissional o mais rápido possível. E existem também alguns passos iniciais que você pode seguir para minimizar os impactos negativos, como por exemplo, resolver dívidas prioritárias e avaliar como você pode melhorar sua gestão de fluxo de caixa.
O valor da gestão financeira
Independentemente do seu setor, tamanho ou tempo no mercado, uma estrutura e um plano financeiro são essenciais para o sucesso. Portanto, quanto mais conhecimento você tiver das finanças, dos resultados e do fluxo de caixa da empresa, melhor preparado estará para tomar decisões gerenciais inteligentes. Esperamos que essas dicas ajudem você a realizar uma gestão financeira mais eficiente, e a administrar melhor o dinheiro de sua empresa.

Comentários