Planejar para Crescer Rápido
Se funciona para as Startups do vale do Silício, pode funcionar por aqui também.
O modelo Lean Startup ou Lean Planning, visa iteração rápida dos estágios iniciais da empresa.
O Lean Planning substitui os longos planos de negócios por um processo de planejamento de até 1 hora por etapa e que se concentra em aumentar suas chances de sucesso nos negócios. Ele se concentra em dar pequenos passos, revisar seus resultados e criar melhorias incrementais, tudo isso reduzindo o risco de falhas.
O Lean Planning é mais simples e rápido do que escrever um plano de negócios tradicional. E é uma abordagem melhor para iniciar e desenvolver empresas de sucesso. Continue lendo para saber como criar um Plano de Negócios Lean e como fazer com que o processo de Planejamento Lean funcione para você.
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É hora de consertar o plano de negócios
Vamos encarar os fatos: Escrever um plano de negócios tradicional, para muitos é um aborrecimento.
Um plano de negócios tradicional leva muito tempo para ser escrito.
A maioria das pessoas nem vai lê-lo de capa a capa.
As vezes pode até ficar desatualizado conforme o tempo que você termina de escrevê-lo.
Historicamente, quando o fazem, os empreendedores demoram meses para criar planos detalhados sem nem mesmo receber feedback de clientes em potencial. Os empresários têm visto o planejamento de negócios como um único obstáculo para colocar seus negócios em funcionamento ou uma pilha de papeis na mesa de um banqueiro/investidor, a fim de obter o financiamento de que precisam.
É preciso que os planos de negócios sejam roteiro para o crescimento e não uma coleção de suposições.
Mas, o planejamento ainda é crítico, o plano de negócios pode estar quebrado, mas o processo de planejamento ainda é vital.
Não planejar seu negócio seria como decolar de um aeroporto sem um destino em mente, uma rota planejada, informações do tempo ou o conhecimento de quanto combustível você precisa para chegar onde deseja ir.
O planejamento permite que você descubra seu foco e suas prioridades – em outras palavras, sua estratégia de negócios. Isso ajuda a determinar o que você vai fazer e, mais importante, o que você não vai fazer. Ele cria um roteiro e ajuda você a realmente cumprir os afazeres.
AJUSTES NECESSÁRIOS NO PERCURSO
Você não deve criar um plano e segui-lo cegamente. Um bom plano é aquele que você está constantemente ajustando e refinando à medida que coleta mais informações sobre sua empresa e seus clientes.
Estudos têm mostrado que as empresas que estabelecem metas e acompanham seu progresso crescem 30% mais rápido do que aquelas que “apenas improvisam”. Além disso, mesmo as empresas estabelecidas crescem mais rápido quando têm um plano.
Claramente, o planejamento ainda é essencial. Então, pondere sobre o plano de negócios tradicional (se não conseguir executa-lo a fundo e no tempo necessário) e o substitua por um processo de planejamento que funcione.
O Lean Planning é uma solução de plano de negócios mais rápida e melhor, porque é um processo de quatro etapas que ajuda você a descobrir um modelo de negócios que funciona para gerenciar sua empresa com sucesso.
Aqui está o processo
- Crie um Plano Lean
- Teste o plano
- Revise seus resultados
- Revise seu plano
Se você é uma startup:
O Lean Planning ajuda você a descobrir rapidamente se sua ideia é boa ou o que precisa mudar para criar uma empresa viável.
Se você é um negócio estabelecido:
O Lean Planning funciona mesmo se você já estiver em funcionamento. Ele ajuda você a refinar e ajustar continuamente sua estratégia enquanto mede seu progresso em direção aos seus objetivos. Afinal, planejar é tomar melhores decisões de gerenciamento, não produzir um documento espesso que fica em uma gaveta.
Vamos nos aprofundar no processo atual do Lean Planning.
ETAPA 1: CRIAR UM PLANO LEAN
A metodologia Lean Planning começa com um Plano Lean de uma página que você pode criar em 20 minutos.
É isso mesmo – uma página. Afinal, o Planejamento Lean é uma metodologia simples e seu Plano Lean também deve ser simples. Você pode fazer o download de um modelo de Plano Lean e preenchê-lo enquanto segue as etapas abaixo.
Seu Plano Lean incluirá:
Estratégia: o que você vai fazer
Táticas: como você vai fazer
Modelo de negócio: como você vai ganhar dinheiro
Agenda: quem está fazendo o que e quando
SUA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
Sua estratégia de negócios é simplesmente uma visão geral do que você quer fazer e quem são seus clientes e concorrentes. Comece identificando o problema que você está resolvendo para as pessoas e acompanhe explicando sua solução para esse problema.
O problema que você está resolvendo
As empresas existem, para resolver problemas para os clientes. Seus produtos e serviços preenchem uma necessidade ou saciam um desejo. Se tudo que você tem é uma solução, você tem que estar em busca de um problema, ou você vai ter dificuldade em construir um negócio bem-sucedido. Então, comece com o outro lado da equação e foque em como você pode ajudar seus clientes a resolver um problema.
Comece pequeno com apenas uma ou duas frases ou alguns pontos para identificar o problema que está resolvendo. Faça o mesmo para descrever sua solução.
SEU CLIENTE IDEAL
Agora, descreva rapidamente seu mercado alvo. Quem é seu cliente ideal? Se você sabe quantos clientes em potencial estão por aí, ótimo. Se você está nos estágios iniciais de consolidar sua ideia de negócio, não se preocupe muito com uma pesquisa de mercado detalhada. Em vez disso, concentre-se em definir seu cliente ideal – quem são eles e quais são seus principais atributos?
SUA COMPETIÇÃO
Finalmente, crie uma lista dos seus concorrentes. Como seus clientes em potencial resolvem seus problemas hoje?
É isso aí. Uma estratégia de negócios não precisa ser complicada como o Lean Planning. São apenas alguns pontos que descrevem a essência do seu negócio: o que você está fazendo e para quem está fazendo isso.
TÁTICAS
A próxima seção do seu Lean Planning é um breve resumo das suas táticas de negócios. Este é apenas um esboço de como você vai fazer sua estratégia acontecer. Você estará pensando em vendas, marketing, a equipe que você pode precisar e quaisquer parceiros ou recursos externos necessários para alavancar.
SUA ESTRATÉGIA DE VENDAS
Comece pensando em sua estratégia de vendas. Você está vendendo on-line ou construindo uma loja física? Talvez ambos? Ou, talvez, seu produto seja vendido em lojas de propriedade de outras empresas.
SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Em seguida vem sua estratégia de marketing. Como você vai alcançar seus clientes? Como eles descobrem que você existe e que você resolve o problema deles?
Seu time
Se você precisa criar uma equipe para expandir seus negócios, quem são as pessoas chave que você precisará contratar? Se você é uma empresa já existente, quem são os funcionários críticos que administram a empresa e executam sua estratégia?
PRINCIPAIS PARCEIROS E RECURSOS
Por fim, pense em outras empresas com as quais você pode precisar trabalhar para que sua estratégia aconteça, seus principais fornecedores ou distribuidores que precise ter relacionamentos.
Lembre-se, este é um Lean Planning, então cada uma dessas seções deve ser de três a cinco pontos cada.
CRONOGRAMA
Agora é hora de criar um cronograma para o seu Lean Planning. O Lean Planning tem tudo a ver com fazer as coisas, então incluir um cronograma é um dos tópicos mais importantes a serem incluídos no seu plano.
SE VOCÊ É UMA STARTUP
Seu próximo passo é sair de trás de sua mesa e conversar com seus clientes em potencial (falarei mais detalhadamente sobre isso em breve). Seu objetivo será verificar se você definiu uma estratégia sólida. Para esse fim, o cronograma de uma startup deve incluir coisas como conduzir entrevistas com clientes, enviar pesquisas, pesquisar locais físicos, entrevistar possíveis fornecedores e assim por diante.
SE VOCÊ É UM NEGÓCIO ESTABELECIDO
Sua agenda provavelmente estará focada em marcos comerciais específicos relacionados à execução de sua estratégia e à implementação de suas táticas.
É fundamental ter responsabilidade aqui. Sua agenda deve ter além das datas, as pessoas responsáveis por completar cada tarefa.
Por fim, inclua um horário para revisar regularmente seu Lean Planning. Você desejará revisar e revisar este plano com frequência, portanto, ter um ponto de revisão regular é essencial. Eu recomendo um ciclo de revisão mensal, mas revisar com mais frequência pode diminuir erros.
MODELO DE NEGÓCIO
Mesmo que você tenha um problema que valha a pena resolver, uma solução sólida para o problema e um mercado-alvo que precisa da sua solução, você precisa de um modelo de negócios que funcione (gere resultados financeiros). O último componente do seu Lean Planning é uma previsão básica e um orçamento para garantir que uma ótima ideia possa realmente levar a um ótimo negócio.
Sim, previsão e orçamento significam olhar para o futuro e ninguém sabe o futuro. Mas não precisa ser tão difícil quanto parece.
Juntar algumas previsões básicas de vendas de baixo para cima e um orçamento básico para despesas dirá rapidamente se você tem um modelo de negócios que funcione – um que possa criar uma empresa viável que pague as contas.
Nesta fase, é importante não pintar uma imagem incrivelmente otimista de suas perspectivas financeiras. Em vez disso, as previsões de vendas devem ser o mais realista possível. Então, suponha que quase tantas pessoas quanto você pensa, apareçam em sua loja; Suponha que seu site não receba a quantidade de visitas ou cobertura da imprensa que imagina.
Com essa previsão “realista”, você ainda tem um negócio viável? Você pode gerar um lucro? Se você só consegue ter sucesso com volumes incrivelmente altos de clientes, talvez seja necessário dar uma segunda olhada em seus preços, despesas e outros aspectos do seu modelo de negócios. Ou, certifique-se de obter o tipo de financiamento necessário para grandes campanhas de marketing e relações públicas.
ETAPA 2: TESTE O PLANO
Agora que você tem o seu Lean Planning iniciado e em mãos, você está pronto para começar a colocar o plano em ação para ver se suas ideias vão funcionar.
Dependendo do seu estágio de negócios, você fará isso de maneiras diferentes. Se você é uma startup com uma ideia não comprovada ou uma empresa já existente que está considerando uma nova direção estratégica, o próximo passo é validar as ideias do seu Lean Planning.
Seu Plano é apenas um conjunto de suposições sobre um negócio. Pergunte a si mesmo:
- Os clientes-alvo realmente têm o problema que você acha que eles têm?
- A solução que você está propondo realmente resolve o problema deles?
- Seus clientes-alvo querem pagar por sua solução? Quantos?
- Seus clientes-alvo estariam dispostos a pagar o preço que você quer oferecer?
Reduzir risco é o seu objetivo nos estágios iniciais de começar um negócio. Há tantas incógnitas, e é incrivelmente arriscado apenas construir o seu negócio com base em um conjunto de suposições sobre seu mercado-alvo, seus problemas e como eles reagirão à sua solução.
Seu Lean Planning é realmente apenas um conjunto de suposições que precisam ser respondidas e revisadas continuamente até que a maioria das incógnitas seja removida. É assim que você reduz o risco.
Então, você precisa adotar uma etapa muito simples, mas muito desafiadora, de conversar com seus clientes em potencial.
Analise sua primeira versão do seu Plano como um conjunto de suposições que precisam ser comprovadas como verdadeiras ou falsas e, em seguida, volte e revise suas à medida que avança. Refinar seu plano de modo que seja uma coleção de fatos, em vez de suposições, pode ser a diferença entre um negócio de sucesso e um fracasso.
Se você já estiver em funcionamento, concentre-se na implementação
Para empresas mais maduras que já sabem muito sobre seus clientes-alvo, o objetivo do plano é ajudar a orientar a implementação. Nessa situação, use um plano enxuto para colocar todos na mesma página, definir metas e gerenciar os negócios.
ETAPA 3: ANALISE SEUS RESULTADOS
É importante acompanhar e saber se está evoluindo de acordo com o plano? Por que sim ou por que não? Se não, quais mudanças precisam ser feitas? O plano deve mudar?
Para novas startups
Se você está apenas começando e não tem muitas (ou nenhuma) métricas para acompanhar ainda, você deve rever os resultados das entrevistas com seus clientes e qualquer outra informação que você tenha reunido que mudaria sua estratégia. Talvez você esteja refinando sua solução ou aprimorando a definição do problema que está resolvendo. Talvez você refine sua estratégia de marketing e vendas.
Para empresas estabelecidas
Além de acompanhar as principais métricas comerciais e financeiras (Lucro, caixa, evolução das despesas, contas a receber e contas a pagar) as empresas devem acompanhar as outras métricas que são críticas para seu sucesso.
Revisar seus resultados regularmente é fundamental para uma melhor gestão e sucesso. Essas métricas devem ser revisadas pelo menos uma vez por mês em uma reunião regular de revisão do plano com os principais parceiros de negócios e funcionários. É quando você refina seu plano em sua proposta, se necessário, e acompanha seu plano de ação contínuo.
ETAPA 4: REVISE SEU PLANO
Lean Planning é um processo, não apenas um documento. É tudo sobre melhoria contínua. Você está definindo rapidamente uma estratégia, experimentando para ver se essa estratégia funciona, revisando os resultados e revisando o plano antes de começar novamente.
O Planejamento Lean nunca é concluído. É simplesmente um processo para administrar melhor o seu negócio, com mais eficiência, focando no sucesso.
E se você precisar de um plano de negócios mais detalhado?
Pode haver um momento em que você precisa de um plano de negócios mais detalhado. Não há nada de errado com isso. Algumas pessoas podem querer lê-lo e você pode até querer documentar sua estratégia com mais detalhes.
Seu plano de negócios detalhado nascerá do seu Lean Planning. As ideias do seu Plano serão transferidas de listas com marcadores para frases e parágrafos. Você adicionará mais detalhes à sua estratégia de vendas e marketing, sua estratégia de preços e, talvez, seus planos de produção e estratégia de distribuição.
Agora com todas essas informações crie seu Lean Planning e vá rumo ao sucesso.

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