O custo de não saber, pode colocar a sua empresa num abismo total, que depois fica muito difícil sair dele. Acompanha aqui meu raciocínio: O objetivo principal de qualquer empresa é dar lucro (sempre que possível e cada vez mais). E para isso acontecer, a conta é simples! Ou vendemos mais, e/ou com preços melhores. Ou reduzimos nossos custos e despesas.
Dentro disso tudo, existe um inimigo em comum que todos os empresários têm ou ainda terão! Esse inimigo é tão perigoso que ele é responsável por você não saber quais os custos estão impactando no crescimento do seu negócio, quais estão roubando seu lucro, e quais poderiam ter sido reduzidos.
O inimigo em comum
O inimigo que estou falando é o custo de não saber e esse é o custo mais destrutivo em todos os negócios.
Você pode não acreditar! Mas eu já perdi a conta de quantos empreendedores criaram seu negócio e ficaram tão empolgados com toda a ideia de negócio que só se preocupam em vender e realmente conseguiram fazer isso com maestria, obtiveram altas receitas. Mas chega no final do mês e não tem lucro, mesmo vendendo muito!
E quando isso acontece muitos acham que é só sair cortando custos e despesas para todos os lados. Mas não é bem assim, o verdadeiro desafio está justamente em saber quais deles de fato podem ser reduzidos, uma vez que reduzir custos e despesas de qualquer jeito, fazendo cortes de forma aleatória e sem foco, prejudica a qualidade dos seus produtos e serviços, e pode acarretar na geração de custos ainda maiores.
Não vai adiantar nada melhorar seus ganhos e ter as melhores táticas de vendas se todos os outros custos, aumentam cada vez mais. Em tempos de crise econômica, formas de reduzir os custos do negócio tornam-se ainda mais necessárias – o que pode levar a medidas desesperadas e nem sempre eficazes.
Portanto, é extremamente relevante, entender alguns tipos de estratégias que reduzem os gastos e que poderiam ser aplicadas em sua empresa.
Por que a redução de custos é importante em um negócio?
Para uma empresa crescer, isso depende não somente de quanto ela produz em relação aos seus produtos ou serviços, mas também de quanto gasta.
Um negócio pode alcançar diversas vendas e deixar seus clientes satisfeitos, mas se seus gastos forem maiores (ou ficarem próximos) do valor que você vende seus produtos, sua empresa não crescerá.
Portanto, quando falamos em reduzir as despesas, parece que essa é sempre a principal preocupação de todo empresário. Mas não adianta cortar os gastos sem ter um plano de ação adequado para isso.
Em primeiro lugar, você precisa fazer algumas perguntas:
- Eu realmente conheço as despesas da minha empresa?
- Qual seria o impacto da redução de cada um deles em nossas atividades?
- Isso poderia ter consequências negativas? Ou positivo?
- Quais setores serão afetados e como?
Portanto, o primeiro passo antes de colocar em prática qualquer exemplo de estratégia de redução de custos é simplesmente este: compreender profundamente a gestão de custos do seu negócio.
Afinal, não resolve nada tentar diminuir as despesas em tarefas que não farão tanta diferença, ou até mudar alguns processos que diminuem o valor do seu produto e suas qualidades.
Afinal, quais são os custos?
É preciso entender que custos e despesas são conceitos diferentes.
Despesas são aquelas necessárias para que uma empresa continue a funcionar, ou seja, salários de administração, publicidade, marketing, etc.
Os gastos estão ligados à entrega de produtos ou serviços, como a aquisição ou produção de bens, matérias-primas, mão de obra, eletricidade, depreciação de máquinas, impostos, entre outros.
As despesas são divididos entre as despesas fixas, que são aqueles que não estão ligados com o quanto a empresa consegue produzir, e as despesas variáveis, aquelas que alteram de acordo com a produção (compra de matéria-prima, desgaste da máquina, custo do combustível para entregas, etc.).
Quanto é o custo de não saber?
Então pensa aí quanto não saber te custa a cada dia? E no mês? E ao término do ano? Quando faltar dinheiro no seu caixa, pode ser que você não faça a mínima ideia de como chegou nesse ponto, como realmente acontece com grande parte dos empresários.
Por isso a informação é extremamente valiosa para o seu negócio. Então agora irei mostrar como realizar a verdadeira gestão de redução de custos e despesas.
Até mesmo porque quando é feita incorretamente, interfere diretamente nos resultados planejados.
Quando você começa a refletir, fazendo as perguntas certas, sua mente começa a clarear e as informações importantes vão aparecendo.
Gestão de custo
É por isso que deixo aqui os 2 grandes passos para se realizar a verdadeira Gestão de Redução de Custos e Despesas:
- Conheça os Custos e Despesas do seu Negócio.
Quais são os valores médios praticados? Eles ocorrem com que frequência? O quanto representam sobre as receitas?
- Entenda qual é a relação entre receitas e gastos praticados
São gastos indispensáveis? Estão sendo realizados em excesso? Podem reduzí-los? Ao diminuí-los, quais serão os impactos gerados sobre as receitas? E sobre o desempenho das atividades?
Fazer Gestão de Custos vai muito além de simplesmente cortar gastos. É preciso entender profundamente o custo de não saber e quais custos devem ser reduzidos de forma eficiente, mantendo o seu negócio em pleno funcionamento, com clientes satisfeitos e crescimento
E agora que você tem todas essas informações, está na hora de colocar a mão na massa! Lembrando que não recomendamos que você tome qualquer decisão sem o auxílio de um profissional. Não economize nesse sentido, porque o barato pode sair muito caro.
Além do que se você é empresário ou empreendedor, seu tempo é muito valioso e precisará aproveitá-lo ao máximo, por isso não fique com o pé atrás na hora de pedir ajuda.

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