Por que o coaching é a melhor opção para a gestão de equipes?
Quando você ouve a palavra treinador ou coaching promovendo a gestão de equipes o que vem em sua mente? Você imagina um time de basquete com um homem/mulher gritando instruções? Ou talvez um time de futebol com um homem/mulher andando de um lado para o outro e chamando os nomes dos jogadores?
O coching anão é mais reservado a equipes esportivas; é hoje um dos conceitos-chave em liderança e gestão. Por que o coaching é popular? O coaching nivela o campo de jogo. O coaching é um dos seis estilos de liderança emocional propostos por Daniel Goleman. Além disso, é um comportamento ou papel que os líderes impõem no contexto da liderança situacional.
Como estilo de liderança, o coaching é usado quando os membros de um grupo ou equipe são competentes e motivados, mas não têm ideia dos objetivos de longo prazo de uma organização. Isso envolve dois níveis de coaching: equipe e individual. O coaching de equipe faz com que os membros trabalhem juntos.
Em um grupo de indivíduos, nem todos podem ter ou compartilhar o mesmo nível de competência e comprometimento como um objetivo. Um grupo pode ser uma mistura de membros altamente competentes e moderadamente competentes com níveis variados de comprometimento. Essas diferenças podem causar atrito entre os membros.
O líder de coaching ajuda os membros a nivelar suas expectativas. Também, o líder treinador gerencia diferentes perspectivas para que o objetivo comum tenha sucesso sobre os objetivos e interesses pessoais. Em uma grande organização, os líderes precisam alinhar os valores e objetivos pessoais da equipe com os da organização para que as direções de longo prazo possam ser seguidas.
Aumento da confiança e da competência.
O coaching individual é um exemplo de liderança situacional no trabalho. Tem como objetivo orientar um a um, aumentando a confiança dos membros, afirmando o bom desempenho durante os feedbacks regulares; e aumentar a competência ajudando o membro a avaliar seus pontos fortes e fracos para o planejamento de carreira e desenvolvimento profissional.
Dependendo do nível de competência e comprometimento do indivíduo, um líder pode exercer mais comportamento de coaching para os membros menos experientes. Normalmente, isso acontece no caso de novas equipes. O supervisor direto dá tarefas mais definidas e mantém feedbacks regulares para a nova equipe, e gradualmente diminui a quantidade de testes, e apoio para favorecer a delegação à medida que a competência e a confiança aumentam.
Promovendo a excelência individual e em equipe.
A excelência é um produto, um conjunto de boas práticas habituais. A regularidade das reuniões e o feedback construtivo são importantes para estabelecer hábitos. Os membros adquirem o hábito de se avaliar constantemente por seus pontos fortes e áreas de melhoria que eles próprios percebem quais conhecimentos, habilidades e atitudes precisam adquirir para atingir os objetivos da equipe.
No processo, eles atingem a excelência individual também. Um exemplo é o caso de uma orquestra musical: cada membro toca um instrumento diferente. A fim de alcançar a harmonia da música do instrumento diferente, os membros vão polir sua parte na peça, além de praticar como um conjunto. Consequentemente, eles melhoram individualmente como instrumentistas.
O coaching desenvolve um alto compromisso com objetivos comuns.
Um líder de coaching equilibra a realização de metas imediatas com metas de longo prazo para a visão de uma organização. Como mencionado anteriormente, com o alinhamento dos objetivos pessoais com os objetivos organizacionais ou da equipe, os interesses pessoais são mantidos sob controle.Ao comunicar constantemente a visão por meio de conversas formais e informais, os membros ficam inspirados e motivados.
Definir metas de equipe de curto prazo alinhadas com as metas organizacionais; e elaborar um plano de ação para atingir essas metas pode ajudar a sustentar o aumento da motivação e do compromisso com as metas comuns dos membros.
Coaching produz líderes valiosos.
A liderança pelo exemplo é importante no coaching. Um líder treinador perde credibilidade quando não consegue praticar o que prega. Isso significa que um líder de coaching deve ser bem organizado, altamente competente em sua área, se comunicar abertamente e incentivar o feedback, e ter uma ideia clara da visão-missão-metas da organização.
Através da aprendizagem substituta e intencional, os membros captam as mesmas boas práticas e atitudes do líder treinador, transformando-os eles próprios em líderes treinadores. Se um membro experimenta um bom coaching, é mais provável que ele faça as mesmas coisas quando encarregado de papéis formais de liderança.
Algumas palavras de cautela, porém: coaching é apenas um dos estilos de liderança. Pode ser feito em combinação com os outros cinco estilos de liderança emocional, dependendo do perfil da equipe emergente. Além disso, o coaching como estilo de liderança exige que você esteja fisicamente, emocionalmente e mentalmente apto na maior parte do tempo, pois envolve dois níveis de coaching: individual e de equipe.
Seus membros esperam que você seja o último a desistir ou desistir em qualquer situação, especialmente em tempos de crise.
Um líder de coaching deve estar consciente de que coaching implica investir tempo em cada indivíduo e em toda a equipe. Além disso, que as responsabilidades são maiores, pois enquanto você está treinando membros, você também está desenvolvendo futuros treinadores.
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