O trabalho em home office teve um crescimento absurdo nesses últimos 2 anos. No atual cenário de pandemia que estamos vivendo, onde é necessário evitar aglomeração de pessoas e manter distância um dos outros sempre que possível, temos visto que muitas empresas estão adotando como medida preventiva a liberação de seus funcionários para que trabalhem em casa, através do Regime Home Office.
Mas para que você tenha um bom rendimento de trabalho, é preciso tomar alguns cuidados:
Instale a tecnologia de qualidade para trabalhar em home office
Alguns recursos mínimos serão necessários para que você esteja apto para fazer o home office: estar sempre disponível, através de telefone e tendo boa conexão de internet, e ter em mãos as ferramentas necessárias para desempenhar o seu trabalho, a exemplo de um notebook com os softwares e acessos necessários.
Mesmo que você ame trabalhar em casa, se a conexão for ruim ou todo o sistema que você usa for desatualizado, esse trabalho pode ser frustrante.
Imagine você no meio de uma reunião importante, por um dos aplicativos de videoconferência e do nada sua conexão cai. Ou seus equipamentos não são atualizados o suficiente, e sua imagem e sua voz não saem de forma clara. Imaginou o quanto pode ser frustrante quando isso acontece? Por isso, tenha em mente que ter uma tecnologia adequada é extremamente importante para trabalhar em home office.
Esteja preparado para seu dia de trabalho em home office
Não é porque você está no conforto da sua casa, que seu trabalho não deva ser levado a sério. Suas tarefas ainda são as mesmas, bem como o prazo para cumpri-las.
Não é necessário se vestir tão formalmente quanto você deveria para trabalhar, mas um mero ato de trocar de roupa lhe dará um sinal para acordar e terminar o trabalho.
Nossos cérebros são programados de forma a aceitar sugestões de nossa perspectiva social e pessoal ao tomar uma decisão. Quando você se veste para o trabalho, dá ao cérebro uma razão para fazê-lo. É como um alarme real que pode mantê-lo alerta ao longo do dia.
Vestir-se inclui todas as tarefas baseadas na aparência – tomar banho, pentear o cabelo e o mínimo de maquiagem. Esses fatores fazem você parecer apresentável .
Como você pode se permitir vestir roupas mais confortáveis, aproveite, mas com bom senso! Pode ser que você tenha que participar de reuniões virtuais, então esteja preparado! Evite ficar de pijamas, isso pode ajudar você a entender que o descanso acabou e é hora de ser produtivo, mantendo sua confiança e evitando a preguiça!
Deixe as horas de trabalho bem definidas
Mesmo que você não tenha que “bater cartão”, é importante definir seus horários de início, intervalos e término de trabalho, pois disciplina você a cumprir seu horário de trabalho, e evita que você ultrapasse sua carga horária.
O equilíbrio geral entre a vida pessoal e profissional é um fator muito importante quando se trabalha em casa. Sua vida pessoal é tão importante quanto sua vida profissional.
Você deve sempre fazer uma rotina de seus dias de trabalho e horários de trabalho . Deve ser preparado de uma forma que você possa acompanhar com facilidade.
Se você planeja trabalhar 8 horas seguidas em um dia de trabalho, das 10h às 18h, certifique-se de seguir sua programação.
Você pode ter dias em que precisa terminar uma pilha de trabalho; Nesse caso, você pode recorrer à comunicação com seu gerente para uma extensão ou você pode estender seu tempo de trabalho para esse dia específico, pois um dia pode ser considerado.
Mas fazer isso diariamente pode ser prejudicial, pois trabalhar além do tempo pode estressá-lo, tanto física quanto mentalmente.
Se você não seguir um horário de trabalho organizado , também perderá sua vida social.
Pausas são extremamente importantes no trabalho em home office
É comum quando trabalhamos em casa, estando focados, perdermos a noção do tempo, e nos esquecermos de realizar pequenas tarefas que comprometem nossa qualidade de vida. Reserve momentos para se levantar, se alongar, beber água, ir ao banheiro, e até ter atenção ao interromper seu trabalho no horário programado, ao término do dia.
Quando você está no escritório, é muito comum ansiar por pausas para relaxar a mente. Mas em casa a estrutura é diferente.
Você está mais trabalhando em uma situação de pausa, mas não está fazendo pausas . Isso significa que uma casa é um lugar para onde vamos, depois do trabalho.
Mas quando você começa a operar em casa, tudo fica bagunçado.
Seu tempo de trabalho pode ficar confuso com suas pausas. É por isso que você deve definir um tempo preciso para os intervalos.
Não drene os músculos do cérebro sentando-se constantemente em um lugar para trabalhar. O estresse pode se apoderar de você em qualquer lugar.
Basta mover-se e manter-se ativo ao longo do dia.
Faça pausas em intervalos definidos, caminhe, brinque com seu animal de estimação ou talvez ouça alguma música. Você também pode tirar cochilos curtos ou fazer exercícios respiratórios para ser mais consciente e eficiente ao longo do dia.
Liste suas tarefas diárias
Não deixe de utilizar sua agenda! Ter suas tarefas listadas ajuda a manter o foco no que precisa ser feito e saber quais delas devem ser priorizadas. Fica fácil enxergar tudo o que foi concluído e o que deve ser adiado para outro dia.
Trabalhar remotamente recomenda que você acompanhe como você gasta cada hora do dia. O auto-rastreamento permite que você entenda quando está mais produtivo e também onde está desperdiçando seu precioso tempo.
A criação de uma lista de tarefas permitiria que você acompanhasse seu progresso com eficiência. Você pode então escolher fazer as tarefas mais críticas em suas horas produtivas precisas.
Você pode criar a lista de acordo com sua preferência. Deve-se tratar a tarefa crítica como a mais alta prioridade e deve-se trabalhá-la o mais cedo possível.
E designe o maior período de tempo para o mais difícil.
Enquanto você constrói sua lista, pense nas metas de longo prazo – terminar um grande projeto, assim como nas metas de curto prazo – as tarefas que levam a essa grande meta. Conforme você está completando uma meta após a outra, marque-as fora da lista, indicando que você está fazendo progresso.
Isso mantém o seu foco intacto, melhorando assim o seu conhecimento e fazendo com que o trabalho pareça possível. E você está ansioso para cumprir o resto das funções.
Use aquilo que já existe para suas reuniões
Use a tecnologia a seu favor! Hoje existe uma série de programas que permitem a realização de reuniões de trabalho remotamente, permitindo que você se comunique com seus colegas, clientes e fornecedores da mesma forma como se estivesse “frente a frente”, podendo ainda compartilhar sua tela de trabalho, arquivos, mensagens. Alguns exemplos de programas são Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts ou mesmo o WhatsApp.
Escolha um local adequado para seu trabalho em home office
Qual é a melhor coisa de trabalhar em casa? Muito provavelmente, o nível de conforto.
Mas, você sabia que esse conforto pode vir à custa de perda de produtividade, foco e metas?
Por mais que trabalhar em casa seja uma conveniência para muitos, pois eles podem se enfiar na cama ou no sofá, torna-se realmente difícil resistir à tentação de dormir com nossa rotina de sono não tão saudável.
Você pode sentar-se em qualquer lugar, começar a trabalhar em sua lista de tarefas e, de repente, um filme ou anúncio passa na TV. Qual é a sua reação instantânea?
Você se vira e dá uma espiada, criando assim uma distração. É provável que isso aconteça de vez em quando, se você escolher um local aleatório para trabalhar. As distrações fluirão de todas as maneiras.
Portanto, ter um espaço em particular só para você fará absolutamente um ótimo negócio.
Reserve um espaço para trabalhar onde você possa manter o foco, evitando se dispersar com a rotina da sua casa. As pessoas ao seu redor devem entender que apesar de você estar em casa, não está “disponível”, enquanto estiver trabalhando.
É bom manter a televisão desligada e evitar usar a internet para uso pessoal.
Se exercite e preocupe-se com seu conforto
Uma maneira de aumentar seu desempenho no trabalho é ser proativo. E o exercício regular pode ajudá-lo a ser isso.
Adotar o hábito de praticar exercícios é benéfico tanto para sua vida pessoal quanto profissional. Você aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro durante o treino , o que ajuda ainda mais a aguçar sua mente e mantê-lo alerta.
Todo o conceito de trabalho em casa deu origem ao isolamento social que afetou a saúde mental em grande medida das pessoas. Nesse caso, ficar em forma deve ser considerado a prioridade máxima.
O exercício aumenta seus níveis de endorfina, o que aumenta seus níveis de felicidade, prazer e interesse – todos importantes para produzir bons resultados no trabalho e na vida.
Manter uma boa postura é uma necessidade adicional que vem dos alongamentos regulares.
Tente tirar algum tempo e fazer exercícios, mesmo que seja por 15 minutos. Movimente os músculos ou faça uma longa caminhada, o que parecer viável para você.
Comece o dia com um exercício, em um ambiente não caótico. Ele prepara você para enfrentar os desafios ao longo do dia.
Mas torná-lo um hábito lhe traria imensos benefícios pelos quais você seria grato no futuro. Você começaria a ver a diferença que isso faz.
Preocupe-se também com o seu conforto, mas também com a sua saúde e segurança. Procure manter-se sentado com a coluna ereta, em cadeira e mesa confortáveis, ao invés de sofás ou camas. A Tela do Computador deve estar na altura dos olhos, e os pés encostados no chão.
O trabalho em home office pode ser produtivo
Viu só? Com pequenos cuidados, você passará por essa fase de turbulência, sem deixar a produtividade e ainda aproveitando os benefícios de se estar na sua própria casa, no conforto do seu lar, que é, no fim das contas, onde sempre desejamos estar.

Comentários