Videoconferência junto com o Home Office se tornou uma prática muito explorada nestes últimos meses, por conta da pandemia que estamos vivendo atualmente. Forçando alguns empreendedores a liberarem seus funcionários para trabalharem de casa como medida preventiva. Porém, você sabe quais são as melhores ferramentas para fazer reuniões com sua equipe?
Existem diversas ferramentas para realizar uma reunião de videoconferência, causando uma confusão sobre qual irá lhe atender melhor. Por isso a seguir mostraremos algumas delas e suas funcionalidades:
Skype

O Skype é um dos serviços de chamadas de áudio e vídeo mais famosos. Frequentemente, essa ferramenta da Microsoft, é vista como uma forma de manter contato com amigos e familiares somente. Mas, como é permitido ligações com até 50 participantes, também pode ser utilizado para reuniões de trabalho. Não é necessário se cadastrar no Skype para participar de uma reunião, simplesmente o acesso pode ser feito por um link.
O navegador também permite o uso do Skype, sem que seja necessário, baixar o aplicativo. Assim, sem o aplicativo instalado, se torna muito mais fácil conversar com as pessoas, já que você pode simplesmente convidá-los para participar usando seu endereço de e-mail.
Como seria de esperar, ele também comporta da a chance de compartilhar tela e, para deixar você mais concentrado em quem está falando com você, existe a opção de desfocar automaticamente os fundos. Nesse sentido, outros recursos úteis incluem legendagem ao vivo de conversas e a capacidade de gravar bate-papos.
Para reuniões empresariais com uma maior capacidade de usuários, a Microsoft disponibiliza o Skype For Business. Dessa forma, nesta versão é possível criar reuniões com até 250 pessoas, também possuindo algumas funções exclusivas, como: Compartilhamento de documentos e edição durante a apresentação, isso é possível pela integração como Office 365 Enterprise. Além disso, o Outlook permite agendar reuniões direto do seu calendário.
Microsoft Teams

Em um aplicativo, o Microsoft Teams permite que os usuários agendem reuniões de vídeo ou áudio com uma única pessoa ou equipe. Além disso, os administradores também podem organizar webinars e grandes reuniões com até 10.000 participantes.
É um excelente canal de comunicação empresarial e educação, criado pela Microsoft. O plano gratuito dessa ferramenta, permite criar uma videoconferência com até 250 pessoas. Além disso, entre os recursos, estão a edição colaborativa de documentos da Microsoft, como: Word, Excel, Power Point, compartilhamento de tela, várias integrações disponíveis (Trello, OneNote, Planner e muito mais). Também sendo possível criar chamadas em grupo, chamadas individuais, possuindo também canais de mensagens seguindo este mesmo princípio. Por último, o Skype for Bussines tem planos para ser trocado pelo Teams, isso já foi anunciado pela própria Microsoft.
Zoom

Zoom é uma ferramenta de videoconferência com o foco em ambientes corporativos, suportando reuniões com até 1000 participantes e webinars com público de 10 mil usuários. Primeiramente para utilizar é muito simples, basta o administrador criar um link ou enviar por e-mail e depois é só acessar o link, não precisa criar uma conta. Após apertar no link, apenas informe seu nome para entrar. No modo gratuito, as reuniões em grupo tem duração de 40 minutos e um limite de 100 participantes apenas.
O Zoom, oferece diversos recursos para reuniões, entre eles: Compartilhamento de tela, gravação da videoconferência em nuvem, quadro de anotações, bate-papo em tempo real e controle de microfones.
É possível salvar as reuniões de forma local ou se preferir, na nuvem, junto com as reproduções que têm texto disponível para pesquisa para trabalhar. Além disso, a colaboração é incorporada com a capacidade de os participantes compartilharem suas telas e trabalharem juntos fornecendo suas próprias anotações, conforme necessário.
Google Meet

O Google Meet , anteriormente conhecido como Google Hangouts Meet, faz parte da plataforma de produtividade de escritório do Google Workspace (anteriormente conhecida como G Suite). Tendo desfrutado de uma recente mudança de marca, o Google Meet tem como objetivo fornecer um serviço de conferência de primeira classe.
Desenvolvido especificamente para as necessidades de negócios, ele pode atender a um grande número de usuários ao mesmo tempo e também usa participação inteligente e uma interface rápida para reduzir a necessidade de espera.
Como uma versão aprimorada do Google Hangouts padrão, o Google Meet visa facilitar o trabalho com clientes externos. Ele faz isso primeiro ao fornecer uma experiência de aplicativo da web, o que significa que não há software para download. Em segundo lugar, também fornece um número de discagem dedicado. Assim, significa que os funcionários em trânsito podem participar, garantindo também que a qualidade da linha seja mantida e que não haja desistências.
Existe também uma vantagem a mais. Sendo uma plataforma do Google Workspace, usar dados de outros aplicativos Google, torna a experiência do usuário mais fácil. Não somente do Google Agenda, não apenas para planejar reuniões, mas também configurar informações de eventos conforme necessário quando os usuários fazem login.
Em última análise, o Google Meet é uma plataforma de conferência de nível empresarial séria que não exige grandes custos iniciais de hardware, tornando-o especialmente acessível para empresas de qualquer tamanho.
Whereby

Esta é uma ótima opção para equipes de tamanho médio. A Whereby disponibiliza reuniões de vídeo online sem quaisquer dificuldades, apenas com um link e identificando seu nome, já é possível entrar em uma chamada.
Em sua versão gratuita existem diversas funções, como acesso móvel e desktop, compartilhamento de tela, integração com vídeos do Youtube e até 4 participantes na sala. Por outro lado, em sua versão mais cara existem alguns recursos a mais, como colocar até 50 participantes em uma reunião online, gravação de chamada, integrações com calendário, Trello, Google Drive e Youtube.
Miro

A Miro é uma plataforma de quadro colaborativo on-line com o objetivo de reunir equipes a qualquer hora e em qualquer lugar. Esta ferramenta tem algumas utilidades a mais, e os integrantes da chamada podem administrá-las.
Ela funciona com uma chamada de voz, sem vídeos. Os usuários que estão dentro da chamada, podem criar fluxogramas de trabalho, mapas mentais, notas e muito mais. Possuindo também, diversas integrações, como: Dropbox, Google Suíte.
Esta ferramenta libera um plano gratuito com algumas limitações de usuários e funções. Muitas pessoas não conhecem a Miro, por ser de fora, mas é uma ótima opção para você que está montando um projeto e precisa do envolvimento dos seus colaboradores e principalmente uma ajuda visual.

Comentários