A importância da estratégia de liderança

estratégia de liderança

estratégia de liderança

Muitas estratégias e ações são lembradas quando se pensa numa liderança bem-sucedida. E em nossas consultorias é comum os proprietários, administradores, gerentes fazem a seguinte pergunta:

” Como eu monto uma estratégia de liderança bem-sucedidas, aonde as partes interessadas tenham um maior envolvimento”

Sei que, no fundo, é o sucesso da corporação, o que ele deseja, simultaneamente, conquistar o reconhecimento dos envolvidos. Eu sou Antonio Geraldes e estou aqui para responder estas e outras dúvidas do universo corporativo, vem comigo e fique por dentro de tudo o que um empresário moderno tem que saber.

 

Através da análise regular dos ambientes operacionais e, eventualmente, quando ocorrem grandes mudanças, usar meios legais e éticos para coletar informações, usando especialistas experientes para coletar e analisar as informações, usando uma gama apropriada de ferramentas e técnicas de coleta de informações, coleta de informações com uma variedade apropriada de fontes, assegurar que as previsões e tendências sejam apoiadas por evidências suficientes.

O objetivo é realizar uma análise que forneça a organização uma visão clara do ambiente atual em que opera e uma previsão de mudanças iminentes. Isso permitirá que os líderes da organização façam alterações nos objetivos operacionais existentes em resposta às descobertas sobre a situação atual, e a planos de longo prazo em preparação para as mudanças previstas.

Uma análise minuciosa deve ser realizada pelo menos anualmente, com revisões trimestrais. Isso garantirá que o líder da função esteja totalmente informado em todos os momentos e estejam equipados com informações que lhes permitirão responder adequadamente a quaisquer mudanças que tenham impacto na organização.

Analisar o Ambiente Externo

O objetivo aqui é reunir informações;

É importante para criar uma estratégia de liderança bem-sucedidas reunir informações que destaquem ou prevejam mudanças no mundo em que a organização atua. Identificar os componentes e os limites do ambiente externo em que a organização opera, considerando a atual situação política, econômica, social, tecnológica e ambiental. Reunir informações apropriadas, suficientes, confiáveis ​​e válidas, identificar e avaliar tendências; avaliar o impacto das influências atuais na organização; prever o impacto de potenciais mudanças na organização.

Existem milhares de influências e forças locais e internacionais com impacto na organização e crescimento do seu negócio. Exemplos indicativos incluem mudanças demográficas, mudanças culturais e mudanças de comportamento social, tudo isso pode levar a mudanças nos mercados de clientes e nos padrões de compra. Outro exemplo é uma mudança potencial ou prevista em uma tecnologia que pode acabar com a demanda por determinados produtos ou serviços. Para isso,  qualquer organização, de qualquer tamanho e em qualquer setor, coletar e analisar esse tipo de informação é fundamental.

O Concorrente

O objetivo é analisar os concorrentes

Avaliar o Comportamento do Concorrente: identificando organizações concorrentes atuais e potenciais; reunir informações apropriadas sobre a atividade atual e prevista do concorrente; avaliar os pontos fortes e fracos dos concorrentes atuais individualmente; considerando o impacto potencial de novos concorrentes ou mudanças no comportamento dos concorrentes.

Por padrão, os concorrentes estão, constantemente, competindo pelos mesmos clientes, acredito que você ja sabia disso, se fizermos uma análise veremos que o comportamento dos concorrentes são muito parecidos, estarão realizando o mesmo tipo de atividade analítica e respondendo às suas descobertas. A atividade do concorrente pode ser um componente vital das informações coletadas, pois indica como organizações semelhantes estão respondendo às mudanças atuais e previstas.

Considerando as necessidades das partes interessadas, ao: identificar todas essas partes, dentro e fora da organização; avaliar a importância do apoio de cada grupo de partes interessadas; consulta-las para identificar e entender suas necessidades; explicar a equipe estes comportamentos usando as estratégias de valores o que a empresa tem de melhor e diferente em simultâneo, promover  discussão do que falta e como podemos fazer diferente, faz como que os seus colaboradores se envolvam mais com a empresa e gera admiração por aquele que conduz as discussões

O proposito desta atividade é garantir que as necessidades da empresa sejam conhecidas e suas opiniões sejam consideradas. As partes interessadas podem incluir funcionários operacionais, gerentes, sindicatos, acionistas, fornecedores, clientes, patrocinadores, organizações financiadoras, organizações parceiras, departamentos do governo local e mídia local ou nacional. Também pode haver partes interessadas específicas do setor, como no caso do setor hospitalar, os parentes de pacientes, é importante entender que são as partes interessadas da sua organização.

Analise Interna da Organização

O objetivo estratégias práticas

Avaliar a Condição Interna da Organização, através: da análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. O objetivo é construir uma imagem detalhada da condição atual da organização, em termos de sua saúde interna. Isso deve ser abrangente, analisando todos os aspectos internos da organização, incluindo, por exemplo, o(s) local(s) físico(s) em que opera, condição dos prédios, equipamentos, veículos, fábrica, financiamento, desempenho operacional, recrutamento, retenção, treinamento e desenvolvimento, políticas, procedimentos, produtos, serviços e assim por diante.

Ajustando as Estratégias Atuais: considerando as conclusões das atividades de análise e, em seguida, avaliando as estratégias atuais e a direção em relação a elas; consultar especialistas e principais interessados ​​sobre as mudanças propostas; ajustar as estratégias e objetivos estratégicos atuais ou substituí-los por novos; implementação de um sistema de gestão que irá monitorar, controlar e ajustar, quando necessário, as novas estratégias.

A organização deve ter em prática estratégias apropriadas. A menos que a direção estratégica, as estratégias específicas e seus objetivos relacionados sejam regularmente avaliados, mantidos e ajustados, a capacidade de competir se deteriorará e, eventualmente, a organização falhará.

Ajustar Sistemas e Estruturas e objetivos

O objetivo é qualidade operacional

Agora é a hora dos ajustes, por meio de: avaliação e adequação dos sistemas e estruturas atuais ao atendimento das demandas das novas estratégias; consultar todas as partes interessadas afetadas sobre as mudanças propostas; planejar e implementar mudanças nos sistemas, políticas, procedimentos e estruturas operacionais, de qualidade e culturais; implementar procedimentos para monitorar, controlar e ajustá-los conforme necessário.

Uma infraestrutura adequada que apoiará os objetivos estratégicos e operacionais. Ajustar,  por meio de atividade em resposta às mudanças na direção, implementar um sistema de gestão de garantia de qualidade apropriado para manter os padrões de qualidade operacional; implementar procedimentos para monitorar, controlar e ajustar a atividade operacional e os objetivos, conforme necessário.

A atividade operacional deve apoiar e ajudar a alcançar os objetivos estratégicos. É extremamente prejudicial, se não fatal, permitir que a atividade operacional continue inalterada, quando a direção estratégica e os objetivos da organização mudaram.

Ajustando sua Equipe

O objetivo qualidade do indivíduo e da equipes

Ajustando as Capacidades de Pessoal: comparando a capacidade de desempenho atual e potencial de indivíduos e equipes-chave com os requisitos de desempenho previstos; melhorar a capacidade do pessoal por meio de treinamento e desenvolvimento, quando apropriado; substituindo indivíduos e equipes quando necessário; implementação de um sistema de avaliação e desenvolvimento individual e de equipes.

O objetivo desta atividade é assegurar que, a todos os níveis, os melhores indivíduos e equipes estejam disponíveis para apoiar e ajudar a atingir os objetivos da organização. Sem as pessoas certas, as estratégias falharão.

Conclusão

Concluindo, analisar o ambiente em que a organização opera é a atividade mais importante que os líderes da organização realizam. Representa o único propósito dos líderes, ou seja, garantir que a organização esteja tomando a direção estratégica mais adequada e esteja equipada com os melhores recursos necessários para ter sucesso no alcance de seus objetivos.

A informação de alta qualidade é fundamental para o sucesso da organização, e a informação sobre as mudanças e os desafios que a organização enfrenta no futuro é a mais valiosa de todas.

Acredito que os elementos aqui apresentado te ajude a criar uma Estratégia de liderança eficaz, contenos o seu resultado, voce pode falar comigo pelo direct do instagram  @antoniogeraldesoficial

Será um prazer te ajudar!