Treinadores vencedores conhecem o segredo do estabelecer metas

Já se perguntou porque é tão importante o estabelecer metas? Ao perguntar à maioria das pessoas antes de um concurso, seja uma partida de rugby ou um concurso de ortografia, o que eles querem, eles inevitavelmente dirão: Eu quero VENCER.

Quem não?

Ainda não conheci ninguém que compita que diga que não se importa se vencer, desde que se divirta. Isso era bom quando tínhamos seis anos, mas não vai funcionar agora. Então, como fazemos isso, como ganhamos? Como posso me motivar? O que me motiva buscar a vitoria, como se manter motivado?

A resposta que você está procurando pode ser encontrada na definição de metas, estabelecer metas. Muitas equipes ignoram esse fator, que pode ser considerado a ferramenta de treinamento mais importante disponível para qualquer equipe. Não custa nada além de tempo e pode ser a diferença entre um recorde de 8-8 e um recorde de 14-2.

A razão pela qual a maioria das equipes ignora a definição de metas é porque eles assumem que todos na equipe querem a mesma coisa; para vencer, e a responsabilidade de vencer é colocada diretamente sobre os ombros do treinador, assim como o estabelecimento de metas. O que a maioria dos treinadores precisa entender é que cada indivíduo da equipe tem objetivos diferentes para si como parte da equipe, e metas definidas individualemente. Destaco o individual porque todos na equipe são diferentes e têm atributos e atitudes diferentes, o que é muito evidente em um esporte como o rugby, e pode ser visto em cada treino e jogo.

Como estabelecer metas

Vamos ser claros: vencer não é um objetivo, é o resultado ou resultado de alcançar o(s) objetivo(s) que estabelecemos como equipe.

Para obter o máximo de resultados das metas que estabelecemos, devemos seguir alguns princípios básicos; os princípios SMART, termo foi proposto pela primeira vez por George T. Doran na edição de novembro de 1981 da Management Review que representam: S específico, M mensurável, A atingível, R realista, T tempo.

Princípios ou Metodologia SMART

S específico

S específico. Para atingir um objetivo, ele deve ser específico. Por exemplo; ou o objetivo é ganhar 50% a mais de nossos jogos do que ganhamos no ano passado. Vamos usar o exemplo acima com o recorde do ano passado de 8-8, para atingir nossa meta de 50% a mais de vitórias; agora temos uma meta de alcançar um recorde de 12-4. Por favor, tenha em mente que este deve ser um objetivo que é acordado por todos os membros da equipe. Saiba também que é necessário definir mais metas para atingir esse recorde; como vamos chegar a esse recorde tem que ser respondido, o que temos que fazer como equipe para chegar lá, que atitude é necessária, quais requisitos de treinamento são necessários e assim por diante.

M mensurável

M mensurável. Nosso objetivo pode ser medido? Se estivermos usando a meta de ganhar 50% mais jogos, então a resposta é sim, pode ser medido pelo número de vitórias e derrotas que alcançamos. Se dissemos que queremos jogar melhor como equipe, mesmo que possamos sentir se jogamos melhor, não é algo que possamos medir. Tenho certeza de que todos participamos de jogos em que não jogamos bem, mas ainda saímos com a vitória e vice-versa, jogamos muito bem, mas perdemos. Jogar melhor não é mensurável, mas ganhar 50% a mais de nossos jogos é.

A atingível

A atingível. Podemos ganhar 50% a mais de nossos jogos este ano em relação ao ano passado? Isso pode ser alcançado? Se sua equipe tem um recorde de 16-0, então é impossível e não pode ser alcançado, mas nosso recorde de 8-8 se transformando em 12-4 pode ser alcançado. Temos que lembrar que todos na equipe têm que acreditar que é atingível, não apenas o treinador ou alguns seletos. Sem o acordo coletivo da equipe o objetivo pode não ser alcançado.

R realista

R realista. O maior problema que a maioria dos treinadores enfrenta é a realidade dos objetivos que eles estão se esforçando para alcançar. Por exemplo; nosso recorde no ano passado foi de 2-14, sair e dizer que nosso objetivo é ter um recorde de 12-4 neste ano não é muito realista. A equipe deve acreditar que o objetivo pode ser alcançado ou eles não vão acreditar nisso. Temos que ter certeza de que estabelecemos uma meta que todos pensam que podemos alcançar. Se estabelecermos uma meta muito alta, a maioria dos nossos jogadores reconhecerá isso e não fará o esforço necessário porque é muito irreal.

A mentalidade possivelmente será, por que me matar por algo que não vai acontecer? Por outro lado, se definirmos nosso objetivo muito baixo, teremos o mesmo efeito, não preciso me esforçar muito para atingir esse objetivo. Como treinador, esperamos nunca ver essa mentalidade em nossos jogadores de rugby, porque é um reflexo direto sobre nós e nossa capacidade de ajudar a equipe a estabelecer metas realistas. Quando definimos uma meta que todos na equipe pensam que podemos alcançar, todos eles se esforçam para atingir essa meta.

T tempo

T tempo. O grande problema que surge na definição de metas é que não estabelecemos uma data específica para atingir as metas que traçamos. Usando o exemplo de ganhar 50% mais jogos e ter um recorde de 12-4 parece que o tempo já está definido para nós; até o final da temporada.
No entanto, para garantir que alcancemos nossos objetivos, devemos dividi-los em objetivos menores. Por exemplo; após nossos primeiros quatro (4) jogos, precisamos que nosso recorde seja no mínimo 3-1 para ter uma chance realista de atingir 12-4. Depois de oito (8) jogos, precisamos estar 6-2 e assim por diante.

Usamos apenas um exemplo para mostrar a como estabelecer metas, ou a definição de metas da equipe, mas não podemos parar por aqui. Para que possamos atingir esse objetivo, devemos elaborar a estratégia e o plano de ação adequados. Não basta dizer que queremos ganhar 50% a mais de nossos jogos, qualquer um pode dizer isso.

Como treinador, é nossa responsabilidade estabelecer metas com todos os nossos jogadores para que eles atinjam seus objetivos individuais e atinjam os objetivos desejados da equipe.

Por fim, Esses princípios se aplicam dentro e fora do campo de rugby. Devemos definir uma meta e mini metas para tudo o que desejamos realizar; nada será realizado só porque estabelecemos uma meta, temos que trabalhar continuamente para atingir essa meta.

Gostou do artigo?
Siga-nos nas redes sociais  YouTube  Antonio Geraldes   e  Instagram @antoniogeraldesoficial/

Será um prazer te ajudar!